sexta-feira, 26 de maio de 2017

Sublimes - Eu queria um amor remixes (single promocional - Item de colecionador)

Capa

Esse trabalho musical é daqueles que a equipe do Brasilremixes gosta muito, pois está recheado de versões e remixes bem interessantes. O single promocional e raro da canção “Eu queria um Amor”, do grupo Sublimes, foi distribuído em 1997 pela gravadora Sony Music.
Contracapa

A música “Eu queria um amor” (cover de "My cherrie amour", imortalizada por Stevie Wonder) contém a participação especial da cantora Mary Wilson, que fazia parte do trio americano The Supremes, que serviu de inspiração para solidificar o trabalho do trio brasileiro  Sublimes.
Encarte 1
Encarte 2

A produção do álbum e dos remixes do single, ficou a cargo do produtor Tuta Aquino, que contou com a participação do saxofonista multipremiado Michael Brecker. Utilizando o estilo musical voltado para o R&B e a Soul music, na época de lançamento, as integrantes das Sublimes (Lilian Valeska, Flávia Santana e Karla Prietto) fizeram sucesso em algumas regiões do país, ao conquistar seu espaço na esfera musical pop contemporânea adulta.
 
O single possui as seguintes versões:

1- Eu Queria Um Amor (Album Version / Classic Sax Version) 4´17
Análise: Versão original não é remix. Mas ficou ótima para ser tocada em programas de rádio.
           
2- Eu Queria Um Amor (Steve's Melodica Mix) 4´13
Análise: Versão quase igual à faixa original. A principal diferença na melodia foi o “charme” musical proporcionado pela de gaita de boca. Um típico instrumento musical utilizado em canções americanas na década de 80, direcionadas ao mercado pop.

3- Eu Queria Um Amor (Classic Sax Instrumental) 4´22
Análise: Ótima versão instrumental com adição de saxofone.
           
4- Eu Queria Um Amor (Raw Hip Hop Mix) 4´25
Análise: Bom remix com referências do Hip Hop. 

5- Eu Queria Um Amor (Raw Hip Hop Instrumental) 4´24
Análise: Remix igual à versão anterior, mas instrumental.
           
6- Eu Queria Um Amor (SFB Vocal Dub Mix) 6´37
Análise: Remix interessante com referências da House Music moderada.

7- Eu Queria Um Amor (SFB Instrumental Dub Mix) 6´35 
Análise: Remix igual à versão anterior, porém instrumental.

8- Eu Queria Um Amor (Do.Re.Mix Club Version) 11´50
Análise: Ótimo remix com referências da House Music voltado para pista de dança. A equipe do blog percebeu no arranjo inicial do remix uma suave influência de efeitos vocais à la  “Space Cowboy” do Jamiroquai! Se joga!

9- Eu Queria Um Amor (Do.Re.Mix Instrumental Version) 6´33  
Análise: Remix igual à versão anterior, porém instrumental e editado.

10- Eu Queria Um Amor (Do.Re.Mix Radio Version) 4´05
Análise: Remix igual à versão Club version, porém  editado para tocar em programas de rádio.

11- Eu Queria Um Amor (A Cappella) 3´54
Análise: Não se trata de um remix, é a voz do artista sem o acompanhamento dos instrumentos musicais. Aqui os ouvintes fazem a própria versão de acordo com seu gosto pessoal.
CD

* Para a felicidade dos fãs e colecionadores de remixes, as versões Dance remix e Hip Hop remix foram incluídas como faixa bônus, no álbum homônimo das Sublimes, também lançado oficialmente em 1997.

** Agradecimento especial ao colecionador Vinicius Teixeira, por ter gentilmente fornecido as imagens do single, que ilustraram a postagem de hoje. 

*** E aqui podemos ver a capa do álbum do grupo Sublimes.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Patricia Marx - ...E o meu amor vi passar / Earth remix (single promocional - Item de colecionador)

Capa

Bem distante das melodias utilizadas nos tempos do grupo Trem da alegria (sic) lá na década de oitenta - no século passado, a nova fase artística da cantora Patrícia Marx, nos presenteou com duas canções, que exploram muito bem o conceito musical pop contemporâneo adulto no tempo atual. Aliás, o público percebeu que não foram feitas apenas mudanças de estilos musicais. Mas, de todo um projeto artístico pessoal.
Contracapa

Lançado em 2003 pela gravadora TRAMA, o single vinil 12” registra um trabalho musical com personalidade e luz própria da cantora Patrícia Marx, que apresenta uma tonalidade de voz bem suave nos remixes das canções “...E o meu amor vi passar” e “Earth”.  Entretanto, mesmo que as versões não sejam direcionadas para pista de dança, o single promocional registra três remixes que impressionam pela qualidade e sofisticação. As faixas foram produzidas por Makako Project (Bill F. e Ady Harley) e Bruno E. Todas apresentam uma sonoridade eletrônica voltada aos beats de Downtempo, que faz parte da atmosfera musical de ambientes como Lounges e Chill outs.
Patricia Marx / reprodução

O único detalhe que a equipe do blog achou estranho foi o nome “Makako Project”. A equipe do Brasilremixes não vai entrar na briga do “politicamente correto”. Entretanto, estamos cansados de ver a música brasileira envolvida no eterno conceito de selva amazônica e seus aspectos tropicais e selvagens. Por diversas vezes, quando alguns gringos se referem ao Brasil, de uma forma ou de outra a estética da floresta e seus habitantes acaba sendo utilizada como referência.

Makako Project é um nome que lembra macacos. A palavra macaco é de origem africana (Makako). No Brasil, o termo é estupidamente utilizado por um bando de descerebrados preconceituosos para perseguir e criticar pessoas de origem africana. Em tradução literal poderíamos entender que “Makako Project” significa Projeto macacos. O que o pessoal estaria querendo dizer com isso? Apenas porque o Brasil lembra macacos, então você vai utilizar o termo para definir a nomenclatura de um remix? Enfim, ponto final. (Foi só para não passar despercebido!).

O single contém as seguintes faixas:

LADO A
A1- ...E O Meu Amor Vi Passar (Makako Project Remix) 6´36
A2- ...E O Meu Amor Vi Passar (Album Mix)   5´51

LADO B
B1- ...E O Meu Amor Vi Passar (Bruno E. Nu Alma Mix)6´34
B2- Earth (Makako Project Remix) 5´00

* Não há registro que o single vinil 12” tenha sido editado em Cd.

** As músicas apresentadas neste single, foram originalmente incluídas no álbum Respirar  lançado em 2002, pela gravadora TRAMA.

*** Ninguém, nos Estados Unidos utiliza a referência musical "Black Music", na mesma forma que no Brasil. Isso ocorre pelo fato do termo ser considerado ofensivo para a comunidade negra americana. Então tá! Os americanos podem colocar barreiras nessa história. Mas, por que os Brasileiros não podem?! O Brasil aceita tudo e finge que não existe preconceito racial! Faz nos rir...

O tempo passa e lembramos que o mundo está em 2017. Tudo o que era aceito no passado, não significa que será praticado eternamente! A escravidão no Brasil também era aceita e perpetuada por lei, mas a história mudou. Há quem afirme que ninguém presta atenção nesses detalhes! Então, convidamos os internautas para viajarem para alguns países islâmicos com o crucifixo de Jesus pendurado no pescoço, e observem se eles não cortam fora rapidinho!!! Um dos problemas do Brasil é que a sociedade se faz de desentendida. E, por essa “distração”, o país sustenta e perpetua diariamente, as desigualdades que possui ao acreditar que suas ações irão dar em nada!

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Djavan - Eu te devoro remix (single promocional - Item de colecionador)

Imagem do single s/ encarte

Os leitores do Brasilremixes já perceberam que o final do milênio pode ser considerado uma época de ouro (nos anos 90) para os remixes de artistas brasileiros, devido ao grande número de lançamentos e projetos musicais que beberam e se esbaldaram da estética dançante.
Djavan / imagem reprodução

Hoje relembramos de um Cd single raro do cantor Djavan para a canção “Eu te devoro”. A música foi originalmente incluída no álbum “Bicho Solto O XIII”, lançado pelo cantor em 1999. Porém, como não há registro de data oficial do laçamento do Cd promo e também não há uma nota pública de esclarecimento (até a data de fechamento dessa postagem) dizendo quem é o pai, o filho e o espírito santo; se deduz que o single tenha sido divulgado em 1999/2000.
Detalhe do Cd

Entre todas as versões, apenas duas foram remixadas pelo produtor Paulo Jeveaux, que também assina pelo codinome “Paulo G-Vô”. Os remixes não apresentam surpresas e seguem o estilo pop moderado, ótimo para agitar programas de rádio. Na época, o remix não funcionou na pista de dança jovem porque a juventude estava curtindo uma outra vibe musical. Talvez seja uma boa pedida para os Djs tocarem em festas da galera que gosta de MPB. A classe rica pós 40, também poderá curtir em suas baladinhas particulares em apartamentos de cobertura ou em iates luxuosos navegando pelo litoral brasileiro. O single promo foi distribuído pela gravadora SONY.

O Cd single registra as seguintes faixas:

1- Eu Te Devoro (Versão original) 4´58
2- Eu Te Devoro (Radio Mix) 4´29
3- Eu Te Devoro (Extended Mix) 6´50

* Não há registro que o single tenha sido editado em vinil 12”.

** O remix da canção “Eu te devoro” ficou de fora dos remixes lançados pelo cantor em 2005, na coletânea “Na pista”, já divulgado pelo blog. Para rever clique aqui!

*** Agradecimento especial ao fã e colecionador Everton C. Santana, por ter gentilmente fornecido a imagem do single, para ilustrar a nossa postagem. 

terça-feira, 25 de abril de 2017

Marina Lima - Pierrot remix (Single promocional - item de colecionador)

Imagem do vinil

Objeto de desejo de muitos fãs, o single promocional da cantora Marina Lima com a música "Pierrot", foi e continua sendo, um artigo raro no mercado nacional com diferentes seguimentos musicais voltados para a Dance music.
Detalhe 

Lançado em 1998 pela gravadora Polygram, o disco single em vinil 12” apresenta duas faixas da canção "Pierrot", que foram remixadas pelos Djs Marky Mark e Felipe Venâncio, com a masterização do Dj e produtor Renato Cohen, e a direção artística de Beto Lago (Mundo Mix Music). A versão original da canção foi oficialmente lançada pela cantora, no álbum Pierrot do Brasil.

A versão (Lov.e, Lov.e Lov.e vocal mix) assinada por Felipe Venâncio, registra um remix eletrônico mais conceitual do que comercial. É bom lembrar, que na musicalidade eletrônica naquela época, existiam diversos estilos e conceitos inseridos em cada subgênero. Independente da música produzida pelo artista, havia dezenas de seguimentos dançantes para escolher. Por exemplo, House comercial, House alternativo, House moderado, House underground, House agressivo, House popular, etc e tal. Na linha eletrônica voltada para o Techno ou Trance também havia diversas variações. Por escolha própria, o Dj Felipe Venâncio apresentou um remix utilizando aspectos musicais lineares com referências do Techno. Ou seja, a versão é direcionada ao público que gosta Techno, quase TechHouse de alto impacto, para fazer cara de intelectual na pista de dança, mas sem ser festivo (comercial) ou pegajoso (popular).

O outro remix produzido pelo Dj Marky (Marky Mark remix) também não possui uma estética comercial feliz para fazer pose do tipo: - Para tudo que eu tenho que dançar essa música! Isto é, Dj Mark também optou por elaborar um remix mais sério e introspectivo, ao fazer com que a versão tivesse a formalidade e o ritmo do Drum´n´bass, sem utilizar efeitos eletrônicos com característica épica ou comercial. O remix é direcionado para um público exigente que entende do assunto, e para quem gosta de qualquer coisa referente ao Drum´n´bass. 

A edição limitada do single em vinil 12”, utiliza capa dura de papel especial metalizado com efeito espelhado e selos de papel impressos no vinil fazendo efeito de glitter azul.

O single contém dois remixes:

LADO A
1- Pierrot – Mark Marky remix 5´10

LADO B
1- Pierrot - Lov.e, Lov.e Lov.e vocal mix 6´57

* O single editado em CD, apresenta remixes diferentes das versões registradas no vinil 12”. O Blog Brasil remixes já fez a postagem, para rever clique aqui!

Vamos falar de conceito musical...

De forma simples, diríamos que não existe uma regra absoluta para definir o que é ou o que deveria ser música comercial, underground, popular, inovadora ou alternativa - independente do estilo em que a melodia for produzida. Cada gênero musical ou proposta musical dentro do próprio estilo, possui um entendimento diversificado. Vamos utilizar o exemplo da banda Information Society.

Na prática, o INSOC é um grupo que trabalha com música eletrônica. Se o conteúdo musical da banda for calmo, agressivo, dançante, rápido, feliz ou melancólico – não importa! O grupo continua fazendo parte do seguimento musical eletrônico, tanto no Brasil como em qualquer parte do mundo. Contudo, o trabalho musical da banda poderá ser momentaneamente condicionado em campos diferentes.

Às vezes a banda poderá ser comercial,
Às vezes a banda poderá ser popular,
Às vezes a banda poderá ser alternativa,
Às vezes a banda poderá ser inovadora
E outras vezes a banda poderá ter uma sonoridade underground.

Tudo vai depender do entendimento do mercado e de um conjunto de fatores estéticos escolhidos pelo grupo, para marcar o seu posicionamento musical. A opção poderá ser temporária ou durar o tempo que o artista desejar. Nos Estados Unidos o Information Society é classificado como uma banda de música eletrônica alternativa, mas no Brasil, o Information Society é classificado como uma banda de música eletrônica comercial.

- Outros artistas também passam por essa situação? 

Sim! 

- Porque essa diferença?

São conhecimentos, interesses e entendimentos de mercado diferenciados.

- Na prática, muda alguma coisa?

Não! É apenas para auxiliar na classificação estética musical do trabalho artístico ou mesmo, no tipo de comportamento musical adotado pelo artista.

- Quais são os desdobramentos disso tudo?

Os desdobramentos dessa situação se referem aquelas pessoas/consumidores que compram determinados produtos musicais dependendo do conceito artístico. Por exemplo, existem consumidores que adoram música pop comercial. Mas, também existem outros consumidores que odeiam pop comercial e preferem pop alternativo. Há pessoas que amam música underground por entenderem que esse modelo de som, seja mais autêntico e original. Entretanto, outras pessoas odeiam música underground por considerarem que se trata de uma melodia crua, estranha ou de baixa popularidade. E assim sucessivamente. Seja Rock, Pop, Sertanejo, MPB, Eletrônico, etc....todos possuem um segundo olhar voltado para a estética, que pode ser underground, popular, alternativa, comercial ou inovadora.

sábado, 15 de abril de 2017

Jorge Benjor - Dzarm remixes (single promocional - item de colecionador)

Capa

Nos últimos anos, o cantor Jorge Benjor anda um pouco sumido dos holofotes midiáticos. Também, pudera! Aos 72 anos de idade não é fácil pra ninguém manter a forma e a fama musical. Se bem que, é difícil acreditar que o artista já tenha 72 anos!!!. Dizem os especialistas que a genética afro-brasileira não transparece tanto a idade das pessoas quanto a genética ocidental. Sorte dos fãs!
Contracapa

Na metade da década de noventa, a gravadora WEA lançou no mercado nacional uma compilação com remixes de algumas músicas que foram sucesso na carreira do cantor (.....já postado pelo blog, para rever clique aqui!). Entre as canções editadas na coletânea, a música “Dzarm”, foi escolhida para ser remixada e distribuída em single, no formato de Cd e em vinil 12”.
Jorge Benjor

A canção "Dzarm"  ganhou quatro remixes (7’ remix, Horn Dub, Straigt Dub e Master Mix) produzidos por Kirk Johnson e Paul Peterson com a mixagem de Tom Garnieu. Mas atenção! Mixagem não é a mesma coisa que remixagem! Os remixes seguem o conceito pop da versão original sem apresentar surpresas e são bons para tocar em programas de rádio, e em ambientes de Lounge e Chill out.

Os singles editados em Cd e em vinil 12” são raros e possuem um playlist diferente. A edição digital apresenta cinco versões.

O single editado em Cd apresenta um total de cinco faixas:

1- Dzarm (Versão Acústica) 5:14
2- Dzarm (7 Remix) 5:18
3- Dzarm (Horn Dub) 6:27
4- Dzarm (Straight Dub) 6:34
5- Dzarm (Master Mix) 5:15
CD

O single editado em vinil 12", registra um total de seis faixas, mas apenas três versões para a canção Dzarm. As outras faixas são músicas diferentes, conforme lista abaixo relacionada.

O single editado em vinil apresenta um total de seis faixas:

LADO A
A1 Dzarm (Versão Acústica) 5:14
A2 Dzarm (Horn Dub) 6:27
A3 Dzarm (Straight Dub) 6:34

LADO B
B1 País Tropical (Sax Mix) 6:06
B2 A Banda Do Zé Pretinho (Vocal Up) 6:08
B3 Alcohol (Playground Mix) 6:08

Imagem da capa do single vinil 12”
Imagem da contracapa do single vinil 12"

* Nem todos os remixes da canção Dzarm foram lançados na coletânea World Dance!

** Os remixes das músicas País Tropical (Sax Mix), A Banda Do Zé Pretinho (Vocal Up) e Alcohol (Playground Mix) são versões exclusivas do single vinil 12” e não foram editadas na compilação. Mas não se preocupe. Se os remixes não foram sucesso na época (1995), agora também não vão fazer a diferença. Vamos torcer para novos remixes no futuro.

Aqui podemos ver a imagem da capa da compilação editada em CD.