sábado, 16 de maio de 2015

Dance-Mix Vol 3 remixes (compilação vários - item de colecionador)

Capa

Para finalizar a trilogia lançada há 30 anos, a postagem de hoje apresenta os remixes da coletânea DANCE MIX Vol 3.

DANCE MIX foi uma série de três discos editados em vinil e Fita K7, com remixes produzidos por vários Djs do centro do país. É claro que o ouvinte - pós década de 80 - poderá torcer o nariz, dar rizada ou desdenhar as musicas que fizeram sucesso no passado. Mas cada um no seu quadrado.....
Contracapa

Com a mesma proposta musical das compilações anteriores (Dance Mix Vol. I e Dance Mix Vol 2), o disco Dance Mix Vol 3 foi lançado em 1986 e apresentava vários hits de sucesso de diversos artistas da gravadora CBS/Epic, atual Sony. Os remixes da coletânea tinham um conceito musical voltado para o poprock e foram produzidos por uma equipe que seguia os padrões musicais com a tecnologia disponível naquela época. A base melódica das canções dava ênfase nas partes instrumentais (Dubs) e na sobreposição vocal. Porém, mesmo sendo remix, não significa que todas as musicas chegaram ao sucesso, mas valem pela tentativa.
Encarte

A coletânea (DANCE MIX vol. 3) registra as seguintes canções:

LADO A

RPM - Revoluções Por Minuto (Re-Mix) 4´07
Análise: Em se tratando de música pop, na metade da década de oitenta não tinha pra ninguém. A banda RPM tomou conta das paradas de sucesso nas emissoras de rádio e nos programas de TV. Todo mundo queria ouvir e curtir a sonoridade musical do RPM e a canção “Revoluções por minuto” era um dos hinos da nova geração que estava chegando. O remix editado por DJ Cadico, Dj Ippocratis (grego) Bounellis e Robert On The Table, destacou ainda mais o megasucesso da banda.

Banda 69 - Encontro Num Supermercado (Re-Mix) 5´07
Análise: A banda 69 tinha uma proposta musical interessante, mas permaneceu desconhecida do público. O remix produzido pelo Dj DJ Marcelo Mansur (Memê) não fez diferença, por todas as limitações que você pode imaginar. Mas valeu pela tentativa.

- Quais seriam as limitações naquela época???

Já que você perguntou, vamos lá. 

1- O estilo musical da banda não era novidade. Trocentas outras bandas no Brasil, também produziam o mesmo tipo de som.
2- Não adianta o Dj produzir um ótimo remix, se a banda não gostar do resultado por não ter conhecimento de mercado.
3- Não adianta o Dj produzir um ótimo remix, se a gravadora não possui conhecimento sobre o produto que esta sendo feito ou não autoriza a divulgação.
4- Não adianta o Dj produzir um ótimo remix, se o público consumidor possui conhecimento limitado.
5- Não adianta o Dj produzir um ótimo remix, se ele não tiver acesso aos equipamentos necessários para uma boa produção.

Mais alguma dúvida??!!

Tokyo - Garota De Berlin (Re-Mix) 4´30
Análise: A primeira edição do Rock in Rio em 1985, agitou o cenário musical brasileiro. Para aproveitar a oportunidade, a banda Tokyo gravou a canção “Garota de Berlin” com a cantora alemã Nina Hagem, que participava do festival. Com remix produzido pelo Dj Ippocratis (grego) Bounellis a melodia Poprock * ganhou espaço e fez muito sucesso entre a galera jovem.

* Sim – a canção é Poprock mesmo! Não venha com essa história de Punkrock, porque a música não tem nada de Punkrock! Entre a Ideia da banda em tentar seguir um estilo voltado para Punkrock e o resultado final “pop comercial” tem muita diferença.

Djavan - Asa (Re-Mix) 5´56
Análise: Nos anos 80 o cantor Djavan era aclamado pelos fãs por ser uma das vozes mais importantes da MPB. Mas apesar do remix ter sido produzido pelos Djs Cadico e Ippocratis (grego) Bounellis, não significa que a canção tenha alcançado o sucesso esperado. O problema era que o estilo do cantor não agitava a galera maciçamente jovem, que frequentava lugares e festas, digamos...mais barulhentos e descolados. Por isso, a canção não fez muita diferença na coletânea, mas vale pelo registro.

LADO B

Leo Jaime - Amor Colegial (Re-Mix) 5´00
Análise: Com uma estrutura melódica voltada ao poprock, Leo Jaime marcou presença nas paradas de sucesso de várias emissoras de rádio pelo Brasil. O remix teve a assinatura do Dj Marcelo Mansur (Memê), mas nada além de bases instrumentais e sobreposição de vozes. O single promo da música “Amor colegial” já foi postado pelo blog e você pode rever clicando aqui!

Guilherme Arantes - Coisas Do Brasil (Re-Mix) 5´17
Análise: Sem exageros, temos um bom exemplo da música pop brasileira, que infelizmente foi esquecida por parte do público e por parte dos próprios músicos.“Coisas do Brasil” possui originalmente a produção de Ronnie Foster que já trabalhava com artistas internacionais como: Stevie Wonder, George Benson, The Jacksons, entre outros. A crítica musical evoluída, afirma que a canção foi uma das melodias mais bonitas produzidas no Brasil nos anos 80. Apesar de não ser dançante para agitar a galera nos clubs, os Djs Ippocratis (grego) Bounellis e Julinho Mazzei remexeram na canção de sucesso apresentando um remix comportado, dentro do conceito Nu-bossa/Downtempo, que serve tanto de trilha sonora para o despertar de um novo dia ou um por sol numa bela tarde de verão.   

Rádio Taxi - Você Se Esconde (Re-Mix) 5´06
Análise: Rádio-Taxi foi uma banda de sucesso na primeira metade da década de 80. O estilo poprock do grupo agitava o cenário musical do jovem brasileiro. O remix produzido pelos Djs Greguinho e DJ Marcelo Mansur (Memê), também não apresentou nenhuma novidade, mas vale pelo registro.

Tokyo - Intenções (Re-Mix) 3´24
Análise: “Intenções”, “Garota de Berlin” e “Humanos”, foram as musicas da banda Tokyo, mais tocadas nas rádios comerciais, na década de 80. O remix da canção “Intenções” é simples e mantém a pegada poprock do grupo. A versão foi produzida pelos Djs Dj Ippocratis (grego) Bounellis e Ricardo Guedes. Era o que havia disponível naquela época, diante toda a concorrência musical produzida internacionalmente.


* Não há diferença entre Re-mix e remix. É apenas uma forma de escrever.

** Na época, quase todas as canções foram disponibilizadas em singles promocionais individuais editados em vinil 12”. Inclusive, algumas musicas já foram postadas pelos blog, enquanto outras poderão ser mostradas em breve.

***Até o momento, a coletânea nunca foi lançada em CD.

****Algumas das canções remixadas que estão nesta compilação, foram incluídas em coletâneas de sucessos individuais de cada artista.  

***** Agradecimento especial ao Dj Flávio Mix por ter gentilmente disponibilizado as imagens dos disco, limpas de sujeiras, manchas, riscos, aranhões e marcas do tempo, para que fossem postadas pelo blog Brasilremixes!

2 comentários:

Denys Victoriano disse...

Parabéns pelo blog. É realmente um belo trabalho!!


A única coisa que tenho percebido, é um certo preconceito com os remixes feitos na década de 80, bem como com o estilo musical predominante à época. Há tanto lixo na década de 90 quanto... Acho desnecessário ficar desfazendo dos trabalhos daquele período, pois o aparato técnico era sim, muito limitado e inferior ao que já se utilizava no exterior. Sem contar com o conhecimento técnico dos DJs e produtores, que era ainda bem limitado. Vide que o primeiro single nacional, foi sair em 1984 (RPM - Loiras Geladas). Não sei qual o seu conceito ideal para REMIX, mas não acho que para ser bom, tenha que se encher de samples, mudar-se as bases e alterar completamente a canção, coisa que veio acontecer sistematicamente nos anos 90. Os melhores remixes gringos dos anos 80, seguiam a mesma linha que vc cita, de dubs e sobreposição vocal (Vide Madonna, Michael Jackson, Duran Duran, Hall & Oates, etc...). Muitas vezes, menos é mais!


Consigo tocar um remix do Kid Abelha, Dr. Silvana ou do Ira! em uma festa de casamento por exemplo, mas não consigo tocar um remix nacional com o BPM aceleradíssimo da fase Eurodance ou do final dos anos 90...


Continue com o belo trabalho e me coloco à disposição para disponibilizar algum disco que por ventura, vocês não tenham ainda. Sou colecionador de álbuns e promos de Rock Nacional dos anos 80.


Obrigado e grande abraço!

12345 disse...

A equipe do blog agradece a participação e as reflexões apresentadas e apenas comenta que nossas resenhas procuram dar um tom mais provocativo, do que simplesmente dizer se é bom ou ruim.
Na música, o conceito de remix para a equipe do blog é transformar a "gata borralheira" em "Princesa dos 7 mares". Pode ser exagerado para alguns, mas não vemos sentido em fazer um remix simplório e minimal e ao mesmo tempo espalhar que se trata da oitava maravilha do mundo, sabendo que não é!

Existiu a tentativa de acertar, é verdade - houveram várias canções que acertaram no remix. Mas também existiu muitas tentativas que deram erradas, existiu muito oportunismo no meio da história e a equipe do blog sente a necessidade de provocar essas reflexões, junto aos internautas.

É importante dizer que no meio do nada, temos que comemorar por aquilo que foi feito no passado. Mas não significa que vamos tapar o sol com a peneira. A parte mais legal é que todos os remixes podem ser refeitos para a nova geração e nada está completamente finalizado. :)