quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Sandra de Sá - Soul de verão (Fame) remix - (Single comercial e promocional)

Sandra de Sá / Imagem reprodução

Na década de 90 a cantora Sandra de Sá surpreendeu aos fãs e o público com o lançamento do ótimo álbum chamado “A lua sabe quem eu sou”, pela gravadora WEA. O trabalho musical fez grande sucesso e entre várias canções relembramos o single da música Soul de verão (Fame), que foi distribuído promocionalmente em 1996 e lançado comercialmente em 1997. A melodia é uma adaptação livre da música “Fame”, da cantora  Irene Cara lá nos anos 80.

É importante que o internauta tenha cuidado para não misturar as informações. “Fame” é um filme americano produzido em 1980 e “Flashdance” é outro filme americano produzido em 1983. Ambos fizeram um grande sucesso e a cantora Irene Cara canta duas musicas que fazem parte da trilha sonora de cada filme. Ou seja, o nome de cada canção é igual ao título do filme. A música Soul de verão (Fame) da cantora Sandra de Sá, foi criada a partir de referências musicais apresentadas na melodia “Fame” e não tem nada a ver com "Flashdance". A distorção musical de "tempo" na década de oitenta, era o fato de que não existia uma sincronia musical mundial. Por exemplo, uma canção de sucesso no exterior demorava entre seis meses a um ano para ser oficialmente lançada no Brasil. 

Soul de verão (Fame) - Single comercial
Capa
Contracapa
CD

O single comercial apresenta uma versão reggae + uma versão curta e apenas um remix (Lush Strings Mix) editado por Dudu Marote. Como faixa bônus, também há o destaque para a canção “Telefone”, que foi um antigo sucesso da banda Gang 90. O remix é simples, mas poderia ter sido melhor produzido e masterizado. Entretanto, respeitando a proposta da canção, lembramos que se trata de alguma coisa no meio do nada. Vale pelo registro.

Este single possui as seguintes faixas:

1- Soul de verão - Short version 4´19
2- Soul de verão - Reggae version 3´27

4- Telefone 3´47

Soul de verão (Fame) - Single promocional
Capa
Contracapa
CD

O single promocional não apresenta remixes, mas apenas uma versão reggae + uma versão curta e outra versão um pouco mais longa que a canção original. Sem surpresas!

Este single possui as seguintes faixas:

1- Soul de verão - Short version 4´19
3- Soul de verão - Reggae version 3´27

Por uma questão técnica, os dois singles apresentam um erro de impressão na contracapa, ao destacarem o título da canção da seguinte forma: “Soul de verão (Fame) 5´21”.

Esse engano poderá causar a interpretação que se trata de um single com várias canções. Porém, o single comercial possui apenas quatro faixas enquanto que o single promocional contém somente três. Dessa forma, ao comparar as informações impressas na contracapa com o áudio de cada Cd, não existe nenhuma música adicional (escondida) ou alguma faixa com o tempo de duração igual a “5´21min”. 

* A produção geral desse trabalho foi de Guto Graça Melo.

** Não há informação que os singles tenham sido lançados em vinil 12”.

*** Não há informação oficial se as versões tenham sido incluídas no álbum  “A lua sabe quem eu sou”. Entretanto, há quem afirme que o álbum ganhou uma edição especial onde mostra uma faixa "escondida" - ao final do CD - com um remix para a canção! Aliás, não era surpresa encontrar um remix perdido ou uma faixa adicional no Cd de artistas nacionais e internacionais, que foram lançados na década de 90! 

***** Agradecimento ao Dj Felipe Santos, por ter gentilmente fornecido as imagens da postagem de hoje.  

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela referência! Há tempos procurava informações sobre este single!

Anônimo disse...

VAleu ! Bjin!

Anônimo disse...

obrigada por me dar mais referencias sobre essa cantora maravilhosa! bjin