domingo, 2 de novembro de 2014

Promo EMI vários + remix (single promocional - item de colecionador)

Capa

Os leitores já sabem que aos poucos o blog Brasilremixes está juntando as peças que formam parte do quebra-cabeça musical brasileiro e seus respectivos remixes. Para a felicidade de fãs e colecionadores, hoje apresentamos o single promocional em vinil 12”, com músicas que agitaram a galera que se esbaldava ao som de pop rock anos 80. Lançado pela gravadora EMI-Odeon em 1986, no período de ouro da cena musical brasileira, este single apresenta quatro canções que foram muito executas em diversas rádios pelo país. Entre as canções do disco, apenas duas faixas foram remixadas ou quase isso. Na prática não se trata de um remix clássico como é produzido atualmente ou como era produzido pelos gringos.
Contracapa

Os remixes brasileiros formatados na década de 80 mantinham as bases originais da canção com adição de efeitos eletrônicos simplórios, pouca habilidade tecnológica e muitas, mas muitas partes instrumentais, com sobreposição de riffs de bateria e o vocal repetitivo. Pronto! Na década de 80, o remix nacional – pop rock - era basicamente produzido seguindo essa ordem, com raras exceções. Sob determinado ponto de vista,  não estamos afirmando que os remixes brasileiros eram ruins. Podemos refletir apenas, que muitas remixagens representam uma tentativa de alguma coisa dançante no meio do nada. Aliás, muitos remixes nacionais obtiveram mais sucesso que a versão original de cada canção.

Este single promocional apresenta as seguintes musicas:

LADO A


Legião Urbana – Índios (original) 4´23
Análise: A melodia é ótima, mas a música não é remix. A versão original é igual a versão apresentada no álbum da banda. Em determinado momento, eles poderiam ter produzido uma versão mais longa, porém optaram em não fazer. Perderam a oportunidade.

Plebe Rude – Proteção (promo mix) 4´32
Análise: Temos aqui o típico remix que era produzido na década de 80. A versão mantém as bases da melodia e ficou um pouco mais longa (extended) que a versão original. O nome não corresponde, necessariamente, a um remix. 
  
LADO B


Kiko Zambianchi – Alguém (remix) 5´10
Análise: Essa canção é muito boa e sua melodia – dadas as proporções - pode fazer muita gente lembrar da estrutura melódica da canção When Doves Cry do cantor Prince. Independente de comparação, aqui temos um remix bem legal. Ele foi produzido oficialmente pelo DJ Iraí Campos e se enquadra dentro dos aspectos já mencionados pelo texto. Esse remix é o que poderíamos chamar de "remix escondido". Muitos fãs e colecionadores que procuram por esse remix e não encontram referências, agora já sabem que ele foi editado somente neste disco promocional raro. 

Zero – Formosa (remix) 4´55
Análise: Aqui temos o outro remix deste single que também foi produzido oficialmente pelo DJ Irai Campos. Tanto quanto o remix anterior, ele se enquadra nos aspectos já mencionados na resenha. Detalhe: os timbres de sintetizador que aparecem na canção, podem lembrar a composição melódica utilizada pela banda The Cure.  

* Este single vinil 12" não foi  editado em CD.

** Com sorte é possível encontrar disponível na internet os remixes deste single em sites piratas; visto que, o produto já está fora de catálogo da gravadora e fora de linha de fabricação. Aliás, ou os artistas e as gravadoras mantém um catálogo musical atualizado, completo e disponível por um período mínimo de 50 anos, ou as canções serão pirateadas para suprir a curiosidade, o conhecimento e a contemplação de suas obras ao longo dos anos. Lembramos que parte da pirataria musical ocorre por falta de oferta no mercado e não somente pelo alto preço do produto, como muitas pessoas confusas afirmavam e continuam afirmando pela mídia afora.  As musicas e os remixes devem estar disponíveis "sempre" para todas as gerações!

3 comentários:

Edson disse...

Essa do Kiko vcs perceberam when doves cry, eu ja percebo as batidas de radio gaga do Queen.

Edson disse...

Voces perceberam when doves cry nessa do Kiko Zambianchi, eu ja percebo as batidas de radio gaga do Queen.

12345 disse...

Existem várias percepções e influências musicais nos remixes brasileiros. Não significa que o entendimento da equipe do blog seja absoluto. Os internautas também podem e devem ter sua opinião pessoal. ;)